08
JUNHarmonizando o humor da casa e da empresa: o poder dos aromas!
Aromatização de ambientes permite despertar diferentes sensações. Conheça opções indicadas para espaços familiares ou empresariais
Já teve a sensação de se teletransportar ao sentir um cheiro? Sabe o aroma do bolo saindo do forno que te leva para a casa da vó? Ou aquele ar de lavanda que remete aos sábados com casa fresquinha pós-faxina de mãe? O olfato tem esse poder, é um sentido capaz de alterar nosso humor, despertar emoções, aflorar sentimentos, nos deixar mais calmos ou mais enérgicos.
É por isso que apostar na aromatização de ambientes não é só sobre “colocar um cheirinho”, é também sobre planejar qual é a atmosfera desejada para aquele espaço, pensando no bem-estar das pessoas que vão circular por ali. “Primeiro precisamos identificar qual ambiente o cliente quer aromatizar: qual o tamanho do espaço e que tipo de local é esse? Um quarto, uma sala, uma cozinha? Um ambiente familiar ou um espaço comercial? Uma clínica, um escritório?! A partir daí conseguimos orientar qual o melhor formato de aromatizador e quais são os aromas mais indicados”, explica Cleide Nobre, gerente da Avatim do Cascavel JL Shopping, loja especializada em aromatizantes com forte inspiração nos “cheiros da terra”, priorizando aromas inspirados na biodiversidade brasileira.
São três os formatos de aromatizadores: os difusores de varetas, difusores de tomada e o home spray, para borrifar o aroma no local. É preciso conhecer cada tipo para entender qual se encaixa melhor em cada cômodo da casa. A cozinha, por exemplo, pede uma atenção extra nesse quesito. “Se a gente cozinha algo que deixa cheiro forte, geralmente alho, cebola e frituras, indicamos o uso do home spray que neutraliza odores. Ele primeiro faz essa neutralização e depois podemos colocar um aromatizador de tomada com 8 a 10 de gotinhas de um aroma de pitanga, por exemplo, bem frutal para combinar com o ambiente”, recomenda Cleide.
Já numa sala, é preciso pensar no local estratégico para deixar o aromatizador para que o aroma seja potencializado e dure mais. “Se a sua sala tem duas janelas, você não vai deixar um difusor de varetas ao lado da janela, porque a corrente de ar vai dispersar o aroma, ele vai evaporar mais rápido e o cheiro não vai se fixar. Se você tem nesse ambiente um objeto de madeira, alguma decoração com textura mais porosa, um tapete, uma dica é borrifar o home spray porque vai permitir que esse objeto fique exalando esse aroma”, complementa a profissional.
Marketing olfativo
Esses benefícios da aromatização se estendem também para as empresas. Por meio do marketing olfativo, os empresários têm percebido que é possível conquistar muito mais os clientes, deixando-os com boas impressões ao pisar nos ambientes corporativos. Mas assim como nas casas, também é preciso identificar alguns fatores para aromatizar o local da maneira mais assertiva. “Para um escritório, algo mais amadeirado, para um clínica de estética, um ambiente mais feminino, algo mais floral. Já para ambientes mais estressantes como bancos, farmácias, podemos indicar o aroma de alecrim que é ótimo para transmitir concentração e pensamentos positivos. Em todos os casos, é importante o cliente sentir, conhecer e se identificar com o aroma”.
Aromatizar e decorar
As embalagens dos aromatizadores já são uma decoração à parte, mas para quem deseja um item a mais no decor, pode apostar nas velas: perfumam e embelezam o espaço. Existem até linhas com multifunções, em que a vela derretida se transforma em óleo de massagem. Benefícios potencializados: ambiente bonito, bem iluminado, cheiroso e com bônus de uma textura gostosa para um momento relax.